Saiba como manter a privacidade no Mozilla Firefox com 7 dicas simples e práticas

Rodrigo | 14:01 | 0 comentários

Saiba como manter a privacidade no Mozilla Firefox com 7 dicas simples e práticas

Dicas para proteger a privacidade usando o Mozilla Firefox


Bloqueio de rastreamento

Em sua versão 42, o Mozilla Firefox ganhou um novo recurso que prevê proteção contra o rastreamento feito por sites. Graças a essa novidade, o navegador pode fazer o bloqueio de elementos que eventualmente seriam usados para rastrear a atividade do internauta em determinadas páginas.

Para ativar o recurso basta acessar o menu opções, ir até a categoria “Privacidade” e marcar as alternativas desejadas na função “Antirrastreamento”, que aparece logo no início da página de privacidade.

Leia também:


Smart Home? Conheça tecnologias que dão aspecto futurístico á sua casa
4 indícios de que seu computador foi infectado por vírus ou malware
Revelada lista de melhores plugins para Mozilla Firefox em 2015 – Confira


Navegação anônima

A maioria dos browsers de internet dispõem de uma função para navegação anônima. No Mozilla Firefox essa opção é chamada de “Janela Privativa”, que pode ser usada para evitar que o computador guarde registro dos sites acessados. Para impedir que o navegador salve histórico, cookies e outros dados, a dica então é utilizar a janela privada.


Lightbeam

E aqui temos uma extensão desenvolvida pela Mozilla e que dá ao usuário a possibilidade de ver para onde seus dados estão indo enquanto um determinado site está sendo acessado. Com a ferramenta então, é possível identificar relações entre os serviços de rastreamento por meio de uma representação gráfica.


Complementos de privacidade

A maioria dos grandes navegadores da atualidade, dá ao usuário a possibilidade de adicionar extensões que adicionam recursos extras. Em se tratando do Mozilla Firefox, portanto, os internautas têm a opção de instalar complementos como o “Ghostery” e o “Privacy Badger”, que ajudam a filtrar as páginas visitadas e a buscar elementos que podem ser rastreados.


Extensões Android

Até mesmo a função do Firefox para Android oferece a possibilidade de adicionar extensões. Nesse caso, um complemento útil pode ser o “Privacy Coach”, que inclui na tela inicial do browser alguns recursos que ajudam na privacidade.


Buscadores que prezam pela privacidade

Os motores de busca como Google e Yahoo, estão entre os mais populares da atualidade. O fato, porém, é que eles mantêm registros das buscas feitas por seus usuários e o conjunto de informações pode ser usado até para traçar perfis dos internautas.

Dito isso, para quem busca mais privacidade no ambiente online, pode ser uma boa usar buscadores que não fazem esse rastreamento, como o “DuckDuckGo”, por exemplo, que garante não rastrear as buscas feitas por ele.


Conteúdo sobre privacidade

Preocupada com a privacidade dos usuários, a própria Mozilla mantém uma série de página com dicas de segurança aos usuários. Trata-se da SmartOn, que abriga diversos artigos com dicas sobre a web, segurança online, privacidade, rastreamento e vigilância governamental. O conteúdo está disponível em português e em diversos outros idiomas.

(Rede Rg71 Compartilhe Essa Energia)

Category: , ,

0 comentários

Aprenda muito mais dicas e fique mais craque ainda

Propaganda